domingo, 27 de março de 2016

16. Matemática, Paçoca e Ações com Bacon

Olá Pessoal! Na postagem anterior sobre o tema de ações (postagem 14) escrevi sobre o que é uma ação e os principais proventos.  Hoje a ideia é explicar como funciona esse mercado, um pouco da operação de compra e venda de ações e uma estratégia simples para ações.

Já ouviram o bordão “firme na paçoca” (para falar isso deve-se usar o sotaque sulista)? Ele é utilizado na hora de cumprimentar pessoas, isso quer dizer que não tem nada firme, pois a consistência da paçoca é muito frágil, quebra à toa. Eu sou campeão em sujar a roupa com farelo de paçoca devido a essa quebradeira, mas isso não vem ao caso. Assim, costumo analisar algumas ações que julgo serem “firmes na paçoca”.

O mercado de ações, de forma simples, funciona da seguinte maneira: há uma tabela com os preços de compra e venda, e uma negociação só é realizada quando ambos querem a mesma coisa. Vejamos o quadro a seguir:

Código Bovespa BILL3 (Bill Goiaba S.A. ON)
Última Negociação
10,05
Variação
3,00%
Compra
Venda
Quantidade
Preço
Quantidade
Preço
2.000
10,05
1.500
10,06
1.000
10,04
500
10,07
3.000
10,03
700
10,08
500
10,02
1.300
10,09
1.200
10,01
3.500
10,10
5.000
10,00
300
10,11


As ordens de compra só serão realizadas no momento em que houver uma ordem de venda no mesmo valor, ou seja, no exemplo, somente se aparecer algum vendedor disposto a receber $ 10,05 ou algum comprador disposto a pagar $ 10,06 pelas ações da empresa “firme na paçoca” Bill Goiaba! Para poder comprar ou vender ações você deve ter uma conta em uma corretora credenciada junto à Bovespa (dica: fuja de corretora de grandes bancos, pois geralmente cobram mais caro pelos serviços! Salvo, logicamente se você possuir um bom relacionamento com o banco e etc .).

Bom, agora que você já sabe como funciona o mecanismo de compra e venda do mercado de ações (mais ou menos, mais ou menos), vamos voltar às aulas de matemática no ensino fundamental que vai ajudar a realizar uma pequena análise sobre uma empresa.

Imaginemos uma empresa que distribui proventos de forma regular. Pode-se verificar a rentabilidade de um investimento em função desse provento auferido (porrrrr....esse texto ficou bonito!) Exemplo: Preço da ação = 50,00; dividendos 5,00, qual a rentabilidade esperando somente a remuneração dos dividendos (isso é o chamado dividend yield)?

5,00/50,00 = 0,10, logo = 10%! Assim, se uma empresa distribui de forma constante esses dividendos, como você pode conseguir um rendimento maior? Simples, basta comprar a ação por um preço menor, pois isso fará com que a remuneração seja maior. Exemplo: Preço da ação 40,00; dividendos: 5,00, logo o dividend yield será de 0,125 ou 12,5%! Assim, o que determinada a rentabilidade quando os proventos são fixos é o preço da compra da ação. Aqui uma dica: cuidado com as informações sobre o Dividend Yield em páginas da internet ou de corretoras, pois esse indicador é feito em função do preço do dia anterior ou sobre os últimos proventos pagos, assim, recomendo que você mesmo verifique a empresa para criar o seu próprio DY para ter um parâmetro.

Ah então é tranquilo, basta esperar as ações caírem e encher o malote com elas! Fechou, já é!

Bem... não é bem assim... Existem vários motivos para não se basear somente em um parâmetro para avaliar ações, entretanto tem que se ter muito sangue frio para comprar quando os preços estão caindo. A devida experiência e análise sagaz vêm com o tempo. Outro fator relevante é que a rentabilidade passada não significa rentabilidade futura. A empresa pode distribuir proventos, mas pode estar em fase de descontinuidade (os contadores entenderão o que quero dizer).

Se você busca investir em ações, não importando muito com a oscilação dos preços do mercado, uma estratégia voltada para proventos pode ser uma boa opção. Outra dica importante é observar a data “ex” dividendos das ações.

O mercado ajusta o preço da ação no dia seguinte após a perda do direito ao provento. Exemplo, A BILL3 distribuirá (aqui não significa pagar, e sim que os possuidores das ações terão o direito a receber tão logo a empresa defina uma data) dividendos para os possuidores de suas ações em 28/03/16. Após essa data, essas ações serão vendidas sem o direito aos proventos (por isso o termo “ex-dividendos”). Assim, se a BILL3 distribuir $ 1,00 em dividendos por ação, e se no final do dia ela “fechou” o preço em $ 10,05, no dia seguinte, ou seja, em 29/03/16, ela terá o preço inicial no pregão de $ 9,05, já descontando o 1,00 uma vez que os investidores que comprarem a ação em 29/03/16 não terão mais direito a esses dividendos. Assim, é uma chance de poder comprar a ação mais barata!

Quando as ações são negociadas ainda com direito aos dividendos são chamadas de “cheias”, mas eu chamo de "Ações com Bacon", pois ainda têm uma gordurinha para queimar em relação ao preço (quando virarem ex-dividendos). Cuidado com as ações firmes na paçoca!

Bom, por hoje é só!                     


Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário