quarta-feira, 6 de março de 2013


1.Temas: Basquete, Disciplina Financeira e, Escovar os dentes.

É com muita emoção, alegria e, sofrimento, devido às chuvas de ontem (05/03) que escrevo este primeiro texto, e desejo a todos uma boa leitura.

Bom, neste artigo vou comentar sobre Basquete, disciplina financeira e escovar os dentes. Vocês podem pensar: “Tá maluco, essas coisas não têm nada a ver!” rsrsr realmente, depende do ponto de vista.

O basquete, como todo esporte de competição, requer uma dedicação contínua e uma rotina forte de treinamentos. Sempre admirei o grande jogador Oscar Schimdt, que reclamava pacas quando o chamavam de “mão-santa”, este sempre retrucando: “mão-santa o escambau, minha mão é treinada!”.

O exemplo serve como uma luva para a formação de uma disciplina financeira. A disciplina financeira é como qualquer esporte, requer prática, e dedicação, pois, não adianta fazer uma vez por mês e achar que está tudo bem. Tem que ser praticada até se tornar um hábito. Beleza, muito blábláblá, mas o que é disciplina financeira? Disciplina financeira, em caráter pessoal, pode ser entendida como uma rotina de controle sobre gastos e recebimentos, e está diretamente ligada ao orçamento pessoal, que será assunto para outra conversa. A importância da disciplina financeira está em planejar os gastos e maximizar os recebimentos, valorando os recursos que você possuir.

Perguntas simples, como por exemplo: “Realmente preciso comprar essas 5 peças de roupa de uma vez?” (mulheres, juro que não foi intencional), podem ajudar na hora do controle do impulso. O impulso é como uma criança num parque de diversões, se não controlar a danada (ou o danado) vai querer andar em todos os brinquedos e haja grana! Rsrsr.

Tá bom, já sei, “e o que tem a ver com escovar os dentes?” você deve estar se perguntando, simples, escovar os dentes é um hábito, a gente faz no automático, o nosso cérebro controla esta atividade de maneira quase subconsciente. (Já percebeu que você sempre começa escovando os dentes sempre da mesma maneira, primeiro de um lado, depois o outro, a dosagem da pasta de dente, os bochechos, e etc.?). Se a disciplina financeira for praticada tenderá a se tornar um hábito. Pratiquem! 
Até o próximo post! 

Sds.

Eduardo Felicíssimo

3 comentários:

  1. Muito bom texto, estarei aguardando os próximos !!!

    ResponderExcluir
  2. Tento praticar isso diariamente na minha casa,mas ooutro hábito doimpulso ainda não permite... continuo naluta...

    ResponderExcluir
  3. Interessante vc destacar a força de hábitos opostos. Eu tenhos 2 hábitos que agora sei q tenho q perder: 1 o de não olhar o papel da maquininha do cartão depois q digito a senha, o que me deixa a sensação de q nem gastei tanto assim !!! O outro é o de não frequentar meu bankline, para não ter frustrações. Por isso, e outras coisas, tá tudo errado aqui... Controle é tudo. Valeu.

    ResponderExcluir