quinta-feira, 2 de maio de 2013


8. Revisão dos tópicos

Olá pessoal! Nesta postagem farei uma revisão dos temas abordados até então com o intuito de fixar os conceitos e preparar para a nova fase do blog. A partir da semana que vem começarei a falar sobre investimentos, já que até então discorri somente sobre fluxos de caixa, e em como ganhar um Din-din com despesas.

Os tópicos apresentados foram:

1.      Disciplina Financeira;
2.      Gerente de relacionamentos;
3.      Compra ou aluguel de um imóvel;
4.      Fluxo de caixa, regra dos 10 dias;
5.      Cartão de crédito;
6.      Comprar um carro ou andar de táxi.

Em cada um dos temas acima, tentei abordar de maneira simples e direta e às vezes com um pouco de humor, afinal é vida é bela! Bom, vou deixar de enrolar e começar a revisão, vamos que vamos!
Iniciei o Blog com o intuito de escrever um livro sobre alguns temas que envolvem a parte financeira do dia-a-dia de todos nós, assim, o primeiro passo foi ratificar a importância da disciplina financeira. A disciplina financeira é importante no que tange ao orçamento e no planejamento doméstico. A disciplina consiste em controlar os gastos de acordo com o valor que você dispuser, (geralmente o salário), evitando que se gaste mais do que se ganha, mas não é simples assim não. Isso requer um controle e dedicação para as famosas despesas pequenas, que quando somadas representam um grande valor. Com a prática e domínio da disciplina financeira é possível realizar grandes feitos e conquistas.
A disciplina financeira pode ser auxiliada por um bom serviço bancário. Para isso é fundamental um bom relacionamento com o gerente de relacionamentos, o antigo gerente de conta, pois sem um apoio bancário tudo fica mais difícil. O relacionamento com o gerente não precisa ser como um amigão, nem que você tenha que falar com ele todo dia, simplesmente é uma etapa de conhecimento, é escutar o que este pode lhe oferecer em serviços e suporte.
Com o suporte de um gerente de relacionamento, a compra de um imóvel pode ser facilitada, mas esta pode não ser a melhor opção. Vimos que dependendo do prazo, financiamento, e principalmente o valor do aluguel, este último pode ser uma melhor opção. A sensação de posse pode significar que você está consumindo o seu dinheiro, ao invés de fazê-lo crescer.
Uma vez decidido pela compra do imóvel, ou do seu aluguel, a montagem de um orçamento e consequentemente da visão de um fluxo de caixa é de vital importância para a sua situação financeira. As despesas devem ser todas conhecidas para que o fluxo represente todos os desembolsos, evitando assim um endividamento desnecessário. As despesas não consideradas podem determinar o sucesso ou o fracasso do fluxo. Em relação aos recebimentos é importante que sempre se coloque uma folga de 10 dias em relação aos pagamentos, por exemplo, se o salário cai na conta dia 5, o ideal é colocar os pagamentos para o dia 15, evitando multas e fazendo o dinheiro render neste período.
Como fazer o dinheiro render neste período? Bom, a postagem sobre cartão de crédito mostrou bem este caso. O cartão de crédito é sempre visto como um vilão, mas pode, tranquilamente, atuar como um herói. A vantagem de 10 dias entre o fechamento da fatura e o seu respectivo vencimento pode servir de fluxo para que o dinheiro da fatura seja aplicado. Os programas de vantagens oferecidos tanto pelos bancos como pelas bandeiras da empresa administradora, pode render um bom trocado também, cabendo a você verificar o programa que melhor lhe atende.
O último post refere-se ao dilema da compra de um carro ou se se utilizará do serviço de táxi. A compra do carro envolve um grande número de despesas acessórias para o correto funcionamento e segurança do veículo. Isso acarreta em despesas que muitas vezes superam o valor de mercado do carro em um período muito curto de tempo, podendo ser mais vantagem a utilização do táxi. Despesas com seguro, ipva e consumo de combustível podem ser determinantes na escolha de um determinado modelo.
Enfim, este foi o resumo dos tópicos apresentados até agora, na semana que vem já começarei a falar sobre investimentos, e logicamente começarei com os mais tradicionais até chegar aos grandes medos e tabus sobre o tema. A poupança é o mais popular, mas existem outras aplicações que são tão seguras quanto que podem representar um retorno superior, mas que poucas pessoas conhecem e têm acesso.
Até a próxima postagem!
Eduardo Felicíssimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário